Nascimento da nota musical

 

Este monge beneditino era um teórico musical. Ele aperfeiçoou a escrita musical (no seu tratado Micrologus 1025 AD) implantando o pentagrama (quatro linhas de cores diferentes: Do = amarelo, Fa = vermelho, Intermediário = preto, Mi = preto) e dando um som diferente a cada nota de acordo com sua altura no pentagrama. Isso significava o fim da notação pneumática do gregoriano.

 

A história, basicamente, é que Guido percebeu que os monges não conseguiam se lembrar dos cantos gregorianos muitas vezes. A notação pneumática do gregoriano baseia-se em quatro modulações da voz ou neumas:

A particularidade dessas pontuações é que nem o tempo nem o ritmo foram registrados. Por isso, era impossível repeti-los se você não tivesse ouvido antes.

Punctum: significa movimentos descendentes; uma nota mais séria

Virga: movimento ascendente; uma nota mais alta ou mantenha-se afiado.

Podatus ou pes: movimento agudo-agudo (combinação de punctum e virga).

Clivis ou flexa: movimento alto-baixo.

Guido, estabeleceu uma série de seis notas (hexachordum naturale) com distâncias fixas entre elas: 2 inteiros inferiores, 1 semitone central, 2 inteiros superiores.

nascimento notas musicais

Além de implantar o tetragrama (precursor do pentagrama) e criar um sistema de notação (notas), ele nomeou as notas musicais … Ah! e inventou um sistema de notação nemotécnica chamado mão Guidonian.

Naquele momento, um hino estava muito à moda para as visperas de San Juan Bautista (24 de junho). Guido foi inspirado pelas sílabas iniciais de cada uma das estrofes para nomear as notas:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s