Compassos – Parte Inicial

Compassos – Parte Inicial.jpg

O que caracteriza um ritmo é suas batidas, esqueceu? Somente pra recordar, o Rock normalmente tem um batida mais pesada acompanhada de 3 leves; a valsa, pelo contrário, possui uma batida pesada acompanhada de duas leves; as marchas em sua maioria tem 1 batida pesada e 1 leve.

Tais intervalos de tempo repetem-se por toda a canção. Afim de sabermos qual é a repetição pesada e a leve, nem sempre é necessário somente ouvir. A título de exemplo, no início de Sun King, do Abbey Road, não tem nada de instrumento marcando o ritmo. Não possui marcação, entretanto o tempo encontra-se implícito. Observe: no momento que eles cantam “Here”, é permitido marcar 4 batidas. “Comes”, 3 batidas e “the” apenas 1. “Sun” e “King”, encontramos mais quatro marcação de ritmo. Qua a razão de conseguirmos perceber o ritmo mesmo na ausência da marcação? Pelo simples fato de que a música encontra-se dividida em compassos.

Um compasso trata-se da junção do número reduzido de batidas afim de definir um ritmo. A título de exemplo, numa valsa, o aglomerado de uma marcação de tempo pesada acompanhada de duas batidas leves forma um compasso. Na marcha, toda batida pesada acopanhada de uma leve também forma um compasso.

Os ritmos de um compasso não necessitam ser marcados por qualquer instrumento. mais um informação, importante, O NÚMERO DE BATIDA DE UM COMPASSO NÃO NECESSITAM SER O EXATO NÚMERO DE NOTAS! Gostaria de um exemplo? Em “Sun King”, o termo “King” é cantada em cima de uma só nota, a qual toma todo o compasso. isto é, enquanto executamos esta nota, contamos as 4 batidas presentes.

Assim encontramos uma nota preenchendo o compasso todo. No término da canção, no momento que eles cantam “Mondo papparazzi mi amore de felice…” eles estão falando 8 notas, entretanto o ritmo permanece com 4 tempos, isto é, quatro marcação de tempos. No primeiro caso, as 4 batidas foram aglomeradas em apenas uma nota. No próximo, as 4 batidas foram separadas em 8 notas, ou seja, a toda batida cantavam-se 2 notas.

Qual a razão de separar os compassos?

Para o cantor entender qual acentuação dar à música. No momento em falamos em acentuação, não estamos nos referindo à isto `~ ^, mas à batida pesada de um ritmo. As palavras não têm sílabas pesadas e fracas – tônicas e átonas, da mesma forma que você percebeu na quinta série? A música também, um ritmo possui batidas pesadas e fracas, da mesma forma que comentamos anteriormente. É justamente para saber qual deve ser a acentuação, isto é, quais as batidas pesadas e fracas que a canção é separada em compassos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s