Classificação dos Compasso

Classificação dos Compassos.jpg

Os compassos são rotulados conforme o número de batidas:

Binários: possui batidas – uma pesada e uma fraca
Terciário: três – uma forte e duas fracas

Quaternário: 4 – pesada e uma fraca, uma pouco menos pesa e outra leve

Como podemos ver, a batida inicial de um ritmo sempre é pesada. Mencionamos no início de uma partitura qual é o tempo que estaremos acompanhando, categorizando sempre quantos tempos, ou seja, batidas, vamos encontrar em cada compasso.

Outra vez: mencionar que eu tenho 3 batidas num mesmo compasso não é a mesma coisa de ter três notas.

Compassos II – A volta

Escuta-se frequentemente falar: “ah, tal cançaõ encontra-se em três por quatro”. Que significa falar isso? Uma parte nós entendemos como decifrar: falar que determinada canção encontra-se em três (ou dois, ou quatro, ou cinco, ou dez) por alguma coisa quer dizer que o ritmo vai ter 3 (até mesmo dois, quatro, cinco, ou até 10) batidas. Porém, que raios significa dizer o quatro?

Boa pergunta… da mesma forma que chegou-se a conclusaão chamar as notas de Semibreve, mínima, assim por diante., decidiu-se darr-lhes valores matemáticos. Assim sendo, concluiu-se que:

semibreve equivale a 1

minima equivale a 2

seminima equivale a 4

semicolcheia equivale a 8

fusa equivale a 16

Então chegamos a conclusão aqui que, no momento que alguém fala em “três por quatro”, entendemos que, nesta canção, todo compasso vai ser composto por três tempos. E, agora, entendemos que cada tempo vai ser representado por uma semínima, isto é, a nota que corresponde ao número quatro.

Exatamente, o número três é o número de batidas, o número quatro faz referência a qual nota representa UMA determinada batida. Portanto, no compasso três por quatro (normalmente caracterizado por 3/4) vamos ter, esporadicamente, três semínimas por compasso.

De qualquer forma, se fosse apenas isso, ficaria irritante, uma vez que todos os ritmos teriam que ter três semínimas. Entretanto, como já bem sabemos, isso não é importante. Um compasso três por quatro não necessita possuit três mínimas, entretanto o EQUIVALENTE à isso. Ora, assim sendo, somos capazes de possuir uma mínima e uma semínima. Por qual razão? Porque 2 semínimas equivalem a uma mínima. Portanto, se possuimos uma mínima e uma semínima vamos 2+1 que resultam nos três tempos. (recorda-se, 2+1=3)

Neste instante você é capaz de estar se questionando: “hum, mas como eu vou ter conhecimento se um compasso é quatro por quatro, quatro por 8, quatro por 2, se eu só consigo contar – escutando – o número de batidas, sem saber qual a unidade que a representa?”

A resposta é fácil: não tem problema algum.
Nada importa, ao escutar, se uma canção é 4/4, 4/8, 4/16 ou qualquer outra coisa. O necessário, por enquanto, é ser capaz de contar as quatro batidas do compasso. Até porque não há diferença perceptível e, salvo chatos de plantão, a maior parte das músicas hoje em dia adota o formato alguma-coisa/4

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s